

DIA MUNDIAL DA TERRA
O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. É festejado em 22 de abril e a partir de 1990, outros países passaram a celebrar a data.
Sabe-se que a Terra tem em torno de 4,5 bilhões de anos e existem várias teorias para o “nascimento” do planeta. A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como seu único satélite natural. A Terra tem 510,3 milhões de km2 de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água (1,59 bilhões de km3). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce, e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo.
A atmosfera terrestre vai até cerca de 1.000 km de altura, sendo composta basicamente de nitrogênio, oxigênio, argônio e outros gases.
Os oceanos cobrem dois terços da superfície da Terra. Maior espaço habitável do planeta, eles concentram a maioria dos seres vivos e da biodiversidade. O ambiente marinho, porém,encontra-se cada vez mais ameaçado e com o avanço rápido do aquecimento global pode colocar em risco diversas áreas costeiras e, sobretudo, os bancos de corais: eles estão embranquecendo devido ao aumento da temperatura das águas, e esse é apenas um dos sintomas do impacto causado. Outros fatores de degradação incluem a exploração do petróleo e as rotas de comércio marinho que contamina a região pelo vazamento de óleo dos navios.
A esses efeitos somam-se outros fatores deletérios: os dejectos químicos lançados ao mar, a destruição dos espaços costeiros, a falta de legislação sobre o transporte de
substâncias perigosas e as mudanças climáticas.
No mundo de hoje, existe a necessidade URGENTE da implementação de ações internacionais que, a partir dos conhecimentos em ciência e tecnologia, sejam capazes
de:combater a pobreza, as pandemias e as novas enfermidades, os desastres produzidos
pelo homem e os causados pela natureza; o suprimento energético do planeta e a
utilização de fontes de energia renováveis.
O relevo da Terra é influenciado pela ação de vários agentes (vulcanismo), abalos sísmicos, ventos, chuvas, marés, ação do homem) que são responsáveis pela sua formação, desgaste e modelagem. O ponto mais alto da Terra é o Everest no Nepal/ China com aproximadamente 8.848 metros acima do nível do mar. A Terra já passou por pelo menos 3 grandes períodos glaciais e outros pequenos.
A Unesco e a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, apoiados pelo buscador
GOOGLE, vão desenvolver uma biblioteca digital com obras e trabalhos de todas as
partes do mundo. O projeto quer digitalizar materiais raros e torná-los disponiveis
gratuitamente na internet.
O clima do planeta, atuando sobre a órbita terrestre, anomalias da circulação das
correntes marítimas, ciclos solares e o efeito estufa fazem uma mudança no sistema
climático de modo radical...
As teorias da origem da vida na Terra, são muitas, mas algumas evidências não podem ser esquecidas. As moléculas primitivas, encontradas na atmosfera, compõe aproximadamente 98% da matéria encontrada nos organismos de hoje. O gás oxigênio só foi formado depois que os organismos fotossintetizantes começaram suas atividades. As moléculas primitivas se agregam para formar moléculas mais complexas.
A máquina climática tem sido cíclica, mas agora nota-se uma aceleração sofrida pelo
processo de aquecimento do planeta nos últimos anos. Significa que nos últimos 30
anos o planeta se aqueceu bem mais que nos 70 anos precedentes.
TEMOS QUE TOMAR PROVIDÊNCIAS URGENTES PARA SALVAR NOSSO PLANETA.!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário