sábado, 17 de abril de 2010

*** A V A T A R ***




Avatar é o Maximo do deslumbramento tecnologico que o cinema conseguiu entregar até hoje!!!


A história é a seguinte: por uma dessas coisas loucas do destino, o ex-fuzileiro naval e paralítico Jake Sully viaja para o planeta de Pandora, onde militares e cientistas tentam se aproximar dos nativos, os Na'vis, através do Programa Avatar, que reúne informações genéticas de humanos e alienígenas, criando corpos na'vis guiados por cientistas. E nisso existem dois interesses distintos: o da pesquisa e o da ganância. Jake Sully, que caiu de pára-quedas na situação, é o único que consegue realmente se aproximar do aliens e a viver duas vidas.
o mundo alienígena que ele imaginou, respira nas telas. Cada planta, cada criatura, cada ecossistema parecem reais, como se desenvolvidos por botânicos ou geneticistas. O nível de detalhes (prepare-se para espantar mosquitos da tela) é embasbacante, impossível de ser absorvido em apenas uma visita

Já os Na´Vi, a raça inteligente do lugar, são organizados em uma sociedade que parece um amálgama de todas as grandes civilizações indígenas da Terra. Conceitos de energia e religião consagrados da ficção científica também encontram espaço importante: Pandora tem sua própria "Força", que ganha aqui uma qualidade tátil interessante através de conexões físicas - um tema, não por acaso, recorrente a todo Avatar. Já tudo o que se refere aos humanos (design, motivações, etc.) é conhecido e testado (inclusive pelo próprio Cameron em Aliens - O Resgate), equilibrando a estranheza Na´Vi.

No entanto, as câmeras e a tecnologia de performance criadas do zero por Cameron são tão impressionantes que é literalmente impossível distinguir o que é real do que é modelo criado por computador. As cenas em que humanos e Na´Vi dividem as telas, por exemplo, desafiam qualquer percepção. Pequenos momentos, como a mordida de Jake numa fruta alienígena, emocionam tanto quando passagens criadas para tanto - e ainda assim o filme consegue guardar sequências ainda mais impressionantes para o final (a lágrima de Neytiri é real, só pode ser!)

Nenhum comentário: