quarta-feira, 7 de maio de 2008

M E N O P A U S A




Conversando com uma amiga, que está em momento difícil da meia idade feminina, e sem informação sobre o assunto, resolvi escrever sobre o assunto, pois me julgava bem informada, na época.

Alerta para os três aspectos da menopausa: o hormonal, que corresponde aos sintomas inerentes a não produção dos hormônios, o social, que leva em conta o que a sociedade julga ser uma mulher que está na menopausa, e, finalmente, o emocional, no qual será analisada a maneira como a mulher está lidando com esta fase da vida.

Levando-se em conta que muitas mulheres encaram esta, como uma fase crítica, ela é mais propensa à irritabilidade, ao nervosismo, à insónia, as dores musculares, calores, ao desamor por si própria, achando que com a perda da menstruação ela se tornará velha.

A realidade é bem diferente, pois com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, a face da velhice está sendo transferida para a frente.

A mulher tem que viver esta fase da vida de uma forma saudável, já que o climatérico é fisiológico, faz parte do ser feminino e com dietas e exercícios físicos adequados ela se integrará

à normalidade.

Ver-se no espelho é muito doloroso quando não se tem auto -confiança, mas a mulher tem que ter a consciência de que a menopausa nada mais é do que a continuidade do ciclo natural da vida, depois da infância, juventude e vida reprodutivo ou não.

É preciso tratar bem do corpo, mas sem esquecer a cabeça...

A família, marido e filhos, têm papel atuante nessa fase, entendendo suas irritações " fora de hora", suas inseguranças e seus medos.

Cada mulher tem o seu padrão próprio e embora algumas sejam diferentes das outras, acredito que o amor familiar, a consciência de dever cumprido existencial, suprirá todos os aspectos negativos, orgânicos ou psicológicos .

A mulher irá acordar de manhã, todos os dias, e agradecer a Deus a sua vida. Agradecer a vida, a natureza, os pulmões que respiram um ar ainda puro, a boa saúde, a capacidade de amar a seu semelhante e a fé em Deus.

E, SOBRETUDO, A INCRÍVEL OPORTUNIDADE DE TER NASCIDO MULHER!

************************************************************************************

Um comentário:

Tatiana da Costa disse...

jvSABEDORIA!
SABEDORIA!
SABEDORIA!
AGRADEÇO A DEUS POR TER ME DADO O PRIVILÉGIO DE SER TUA FILHA!!!

ESTA É PRA VOCÊ:
"A MULHER SÁBIA, CONSTRÓI O SEU LAR, MAS A QUE NÃO TEM JUÍZO A DESTRÓI COM AS PRÓPRIAS MÃOS."
PROVÉRBIOS 14.1

BEIJOSSSS